AdWords para Afiliados – #2 YouTube

Segundo dados da Alexa o YouTube é o segundo site mais acessado do Brasil e do Mundo, isso torna ele uma excelente fonte de trafego para nós afiliados, as pessoas geralmente procuram informações no Google e em seguida vídeos no YouTube, principalmente, depoimentos ou reviews de produtos e serviços, sendo um ponto de decisão na hora da compra.

Nesse segundo artigo da série AdWords para Afiliados, vou te mostrar passo a passo como criar sua primeira campanha patrocinada no YouTube e estratégias que utilizo para gerar ótimos resultados.

Ao final deste artigo você vai ser capaz de:

  • Saber qual vídeo escolher
  • Otimizar seu vídeo para anuncio
  • Criar sua primeira campanha na rede de vídeos
  • Otimizar anúncio com palavras-chave

Agora vamos começar na prática…

#1 Qual vídeo anunciar?

videos youtube

Antes de começar nossa campanha é importante saber qual vídeo devemos anunciar:

Vídeos Reviews

Geralmente o vídeo de vendas do produtor, mostra o que é o produto, para quem é e por que comprar

Pontos Positivos:

  • Alta Conversão
  • Venda Imediata
  • Responde 90% das dúvidas do seu Lead
  • Indicado para produtos de valor até R$200,00

Vídeos Curtos

Vídeo de até 1 minuto, com uma chamada para ação (Call-to-Action), no final, convidando para acessar o link (da página de captura)

Pontos Positivos

  • Captura de Leads de forma orgânica e gratuita
  • Enviar Leads para sequencia de e-mail/notificação do face, se relacionar e vender
  • Indicado para produtos de valor acima de R$200,00

#2 Otimizar seu vídeo para anúncio

Archivo base

Agora que você já sabe, qual vídeo deve anunciar, vamos começar a otimizar ele internamente, para converter ainda mais seus leads em vendas.

Antes de começar, caso você não tenha um canal do nicho que está anunciando, pode criar um novo.

Neste exemplo, eu criei um novo Canal e vinculei ao domínio blogvivabem.com.br.

#2.1  Otimização do Vídeo:

Headline (Título do Vídeo):

Nome do produto e chamada para ação

Ex: E-book O Guia Das Técnicas Do Reiki – Baixe Agora!

Descrição do Vídeo:

Ex:Clique no Link Abaixo p/ Baixar o E-book O Guia Das Técnicas Do Reiki
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http://blogvivabem.com.br/ebookreiki

Descubra como você pode usar as técnicas de Reiki passo a passo para transformar sua vida e poder ajudar outras pessoas de maneira eficiente e prática!

Clique no Link Abaixo p/ Baixar o E-book  O Guia Das Técnicas Do Reiki
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LEIA:   AdWords para Afiliados - #1 Rede de Pesquisa

http://blogvivabem.com.br/ebookreiki

Anotações e Card:

Crie Anotações em cards, com call-to-action e link externo para pagina de vendas.

#3 Criando sua primeira campanha na rede de vídeos

youtube

1º Passo

Acesse o site https://www.google.com.br/adwords/ e faça login na sua conta

2º Passo

Print1-Campanha-video

Vá até o menu “Campanhas”, clique em “+ CAMPANHA” e em seguida “Vídeo”

3º Passo

Print2-Campanha-01

  • Nome da Campanha: Ebook Reiki
  • Tipo: Vídeo
  • Padrão – anúncios que geram visualizações, conhecimento e conversão
  • Orçamento: Recomendo começar com R$5,00 por dia e ir otimizando conforme necessidade (vamos ver isso no tópico otimização de anúncios)

Print2-Campanha-02

Redes:

Marque apenas:

  • Pesquisas no YouTube
  • Vídeos do YouTube

Locais: Brasil

Print2-Campanha-03

Idiomas: Português e Inglês

Print2-Campanha-04

Clique em “Salvar e continuar”

4º Passo

Print3-Campanha-01

Agora vamos criar um Grupo e Anúncios

  • Nome do grupo de anúncios: Vídeo de Vendas
  • Seu vídeo do YouTube: copie e cole o link para o seu vídeo de vendas

Print3-Campanha-02

Logo que você colocar o link do seu vídeo no campo, vai aparecer o formato de anuncio que deseja utilizar.

Neste exemplo, vamos trabalhar com ‘Anúncio vídeo discovery”

Agora vamos criar nosso anúncio. O formato que escolhemos “Discovery” é exibido como junto com os resultados, quando a pessoa pesquisa por determinada palavra-chave, assunto ou canal relacionado ao seu nicho (conforme otimização feita na sua campanha).

Preenchendo os campos:

  • Miniatura: Escolha qual imagem de miniatura vai aparecer
  • Titulo: Curso de Reiki Completo (No titulo é importante que você utilize uma palavra chave, que pode ser encontrada no http://keywordtool.io/youtube ou na ferramenta Planejador de Palavras Chaves do Google AdWords)
  • Descrição 1: E-book O Guia Das Técnicas Do Reiki
  • Descrição 2: Conheça Agora Mesmo!
  • Pagina de Destino: Pagina de Exibição do vídeo no YouTube
  • Nome do anuncio: Anuncio 01

Print3-Campanha-04

No YouTube o pagamento é feito por CPV, ou Custo Por Visualização, para começar a campanha recomendo um valor baixo entre R$0,03 até R$0,06.

Lances:

  • CPV Minimo: R$0,03
  • Ajuste de lance para os videos mais assistidos: 50% (se você criar uma campanha com vários vídeos, o AdWords vai aumentar seu lance automaticamente em até 50% para vídeos com maior visualização)

Print3-Campanha-05

A parte de segmentação, vamos ver mais tarde.

Clique em “Grupos de anúncios salvos”

5º Passo

Print4-Campanha-01

Agora chegamos na última parte para criação da campanha, você pode optar por vincular seu canal do YouTube ao AdWords, basta clicar em “Vincular Canal”

LEIA:   3 Estratégias + 1 Segredo Sobre Domínios Errados - Lucre de Forma Passiva

Para terminar clique em “Concluir”

#4 Otimização de anúncios

adwords otimizar

Nesta etapa vamos otimizar os anúncios, começando pelas palavras chaves:

Para encontrar palavras chaves no YouTube, existem algumas maneiras, as que costumo utilizar são:

Acesse o AdWords > Menu “Ferramentas” > Planejador de palavras-chave

OtimizarPC-01

  • Clique em > Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria

OtimizarPC-02

  • Dentro do campo “Insira um ou mais dos elementos a seguir:”, digite algumas palavras chaves relacionadas ao seu nicho ou produto
  • Ex:
    • Nome do produto: 55 Técnicas do Reiki
    • Nome do autor: Gabriel Reis Stein
    • Nicho: reiki
    • Tipo do produto:  ebook reiki

OtimizarPC-03

  • Neste exemplo, todas as palavra que pesquisei tem buscas mensais no google, e consequentemente algumas pessoas vão pesquisar por elas no YouTube
  • O próximo passo, é fazer uma lista semelhante a que utilizamos na campanha para rede de pesquisa 
    Utilize o Excel ou outra ferramenta de planilha e anote: Palavra Chave | Numero de Buscas (conforme fiz abaixo)

 

Print3-Campanha-BuscaPalavra

Digite algumas palavras chaves aleatórias, para encontrar termos que estão sendo pesquisados no YouTube
Adicione na sua lista

  • OtimizarPC-05Acesse o AdWords
  • Campanhas > Procure a sua campanha > Segmentação de vídeo > Palavras-chave

OtimizarPC-06

Clique em “+PALAVRAS-CHAVES”

OtimizarPC-07

Selecione seu grupo de anúncios, em nosso caso é “Vídeo de Vendas”

  • OtimizarPC-08Copie e cole as palavras chaves da tabela que fizemos anteriormente.
  • Clique em “Adicionar palavra-chave”

OtimizarPC-09

Em seguida para terminar “Salvar”
PS: Caso acontecer algum erro e Google não permitir determinada palavra chave, você pode solicitar revisão ou excluir a mesma.

Além de palavras chaves, nas campanhas de vídeo, você pode segmentar por:

  • Interesses: Adicione interesses de sua persona, por exemplo reiki é geralmente aplicado para aliviar estresse, aumentar concentração..
  • Remarketing: Você pode criar campanhas de remarketing para atrair pessoas que já tem interesse no seu conteúdo.
  • Canais: Adicione canais do YouTube, de nichos semelhantes ao seu e assim o AdWords, vai procurar mostrar seu anúncios para pessoas que acompanham estes canais.
  • Assuntos: Adicione assuntos relevantes ao seu nicho.

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