AdWords para Afiliados – #1 Rede de Pesquisa

O Google Adwords é uma excelente forma de gerar trafego para o seu site, escalável, mensurável, flexível, mais rápido que SEO e está sempre acima na SERP, porém uma campanha mal planejada pode custar muito caro e não trazer os resultados esperados.

Neste artigo (o 1º de uma série) vou te mostrar como criar uma campanha na rede de pesquisas.

Ao final deste artigo você vai ser capaz de:

  • Encontrar palavras chaves para o seu nicho
  • Criar sua primeira campanha na rede de pesquisas do Google Adwords
  • Otimizar sua campanha

Agora vamos por a mão na massa…

Como Fazer Anuncio no Google Adwords Passo a Passo

 

#1 Encontrar palavras chaves para o seu nicho

Neste exemplo vamos promover o e-book Elimine o Estresse em 5 Etapas, que está disponível na plataforma Monetizze.

1º Passo

Acesse o site https://www.google.com.br/adwords/ e faça login na sua conta

2º Passo

Vá até o menu Ferramentas > Planejador de palavras-chaves

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3º Passo

Selecione e clique na opção Procurar novas palavras-chaves dos elementos a seguir:

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4º Passo

Procure por palavras chaves relevantes ao produto, que está promovendo, não se preocupe com quantidade, exemplo: Elimine o Estresse em 5 Etapas, elimine o estresse, tratamento para estresse

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5º Passo

Nesta etapa o Google vai informar se existe volume de pesquisa para as palavras que você informou e em seguida sugestões de palavras chaves relevantes.

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No item 1 da imagem abaixo, podemos as sugestões de palavras chaves, nesse caso a palavra “stress sintomas” está com 3.600 buscas mensais e o lance sugerido para AdWords é de R$1,31 por CPC (custo por clique).

No item 2, encontramos outra palavra interessante “como combater a ansiedade”, que está ligada ao estresse, com 1.600 buscas mensais e CPC sugerido de R$1,23

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6º Passo

Esta etapa é muito importante, com base nas palavras-chaves sugeridas pelo Planejador de Palavras, você deve fazer uma lista de palavras chaves relevantes ao seu anuncio.

Para ficar fácil de entender, imagina que eu sou uma pessoa muitooo estressada (e brabo rsrs) e estou procurando no Google algo para me ajudar, por exemplo um E-book, o que vou digitar para pesquisar ? Resposta: provavelmente, vou procurar por algo do tipo “como tratar o estresse”, “como combater a ansiedade e estresse”

LEIA:   3 Estratégias + 1 Segredo Sobre Domínios Errados - Lucre de Forma Passiva

Então, é isso que você deve levar em consideração, tente ser o mais especifico possível, assim você vai exibir seus anúncios, para pessoas que realmente estão procurando a “cura” para o problema e as chances dela comprar seu produto são muito maiores.

A lista abaixo, eu fiz no Excel, e você pode fazer o download do modelo clicando aqui 

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#2 Criando sua primeira campanha na rede de pesquisas

Agora que nós já estamos com uma relação de palavras chaves, vamos iniciar a nossa campanha, o primeiro passo é ir até o menu Campanhas (Item 1) > clicar no botão “+ CAMPANHA” (Item 2) > Apenas rede de pesquisa (Item 3).

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2º Passo

Item 1, Nome da sua campanha, Item 2, escolha a opção Apenas rede de pesquisas e Padrão – Anúncios de texto segmentados por palavra-chave em exibição nos resultados de pesquisa do Google.

Assim, vamos ter nossos anúncios exibidos na SERP, sempre nas primeiras posições para determina palavra chave.

No item 3, deixe como padrão, selecionado.

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3º Passo

Em Locais, como padrão Brasil, ao menos que você esteja criando um anuncio para publico de outros países ou local (lembrando que esse artigo é especifico para afiliados de produtos digitais), em outra série irei te mostrar como criar anúncios para negócios locais.

No item 4, marque Português e Inglês (Existem pessoas que costumam deixar navegadores, Facebook e até sistema operacional em inglês)

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4º Passo

Agora vamos configurar as estratégias de lances, no Item 5, escolha a opção Manual: CPC manual, e Ative o CPC otimizado (item 6), assim vamos ter um controle maior e o próprio AdWords pode aumentar seu lance em até 30% para cliques com maior probabilidade de gerar conversões, e reduzir o lance em até 100% para cliques com menor probabilidade de gerar uma conversão.

No item 7, vamos deixar o lance padrão em R$1,03 que é a média do valor sugerido para as palavras chaves que estamos trabalhando, esse valor na maioria das vezes é alterado quando a campanha começa a rodar e podemos ter uma ideia de qual palavra está convertendo mais, valor do CPC, concorrência, etc.. (vamos isso daqui a pouco)

Em orçamento, item 8, podemos fazer um calculo assim:

Valor da comissão do produto: R$50,00

Orçamento = Valor Comissão x 10%

Orçamento = 50 x 0,1

LEIA:   AdWords para Afiliados – #2 YouTube

Orçamento = R$ 5,00

Ou seja, 10% do valor da comissão do produto que está promovendo.

E por ultimo clique em Salvar e continuar (item 10)

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5º Passo

No item 1, você pode adicionar sua pagina inicial, para o Adwords fazer uma varredura e indicar algumas palavras-chaves, caso ele não encontrar nada, fique tranquilo, acontece..

Lembra da lista de palavras-chaves que fizemos antes? Agora é a hora que vamos usar, copie as palavras da sua lista e cole no campo “Palavras-chave” Item 4.

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6º Passo

Pronto para criar seu primeiro anuncio? Então vamos lá…

Mas antes, quero te falar algumas dicas:

Titulo:

  • Nome do produto
  • Palavra Chave
  • Pergunta?

E nas outras 2 linhas?

  • Promoção ou Oferta  – Ex: Apenas R$97,00 ou 12x R$9,74
  • Prova Social – Ex: Terapeuta já ajudou mais de 1.200 mulheres
  • Autoridade – Ex: 10 anos de experiencia, mais de 80% de pacientes com melhoras..
  • Escassez – Ex: últimos dias, até hoje, até durar o estoque, tempo limitado, apenas hoje
  • Reciprocidade – Ex: Brinde Grátis

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7º Passo 

Para adicionar um novo anuncio, clique no ” + ”

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8º  passo

Neste exemplo vamos usar prova social

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9º passo

Você pode criar quantos anúncios quiser, mas recomendo começar com 3, assim podemos analisar qual vai ter mais numero de cliques e começar as otimizações (que vamos ver no próximo tópico..)

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10º Passo

Para terminar, clique no botão “Salvar e concluir” (Item 1)

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11º Passo

Agora, quando você acessa sua campanha, no menu “Anúncios”, vai ver que no Status, está como “Qualificada”, isso quer dizer que seus anúncios ainda não estão aprovados, geralmente esse processo leva 1 dia e se por algum motivo for reprovado, você pode solicitar suporte gratuitamente pelo Chat Online (clique aqui) ou telefone 0800-709-4664

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#2 Otimizando sua Campanha

Campanha pronta? Chegou a hora de otimizar e ganhar destaque na SERP, quando você está disputando uma determinada palavra-chave com outras pessoas no AdWords, provavelmente pode ficar em uma posição mais baixa, isso por que não está usando alguns recursos extras e que podem te ajudar muito aumentar suas vendas.

1º Passo

Acesse sua campanha e vá até o menu “Extensões de anúncios” e selecione “Extensões de sitelink’ conforme na image abaixo

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2º Passo

Clique em “+ EXTENSÃO” (Item 1)

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3º Passo

LEIA:   UOL Cliques para Afiliados - O Guia Final para criar a sua Primeira Campanha

Clique em “+ Novo sitelink ” (Item 1)

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4º Passo

Os “sitelink” são links extras que posso adicionar ao meu anuncio, algumas sugestões para utilizar eles são:

  • Anunciar outros produtos do seu site (relevantes ao nicho)
  • Criar uma chamada e enviar para algum artigo ou página de vendas
  • Enviar a pessoa para alguma pagina de captura ou artigo do seu site

Preencha as informações e clique em salvar.

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5º Passo

Aqui você vai ter uma lista de todos sitelinks que criou, caso deseje utilizar algum, basta clicar na seta “>>”

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6º Passo

Outro passo importante, é a criação de “Frase de Destaque”, em outras palavras “Call Action ou Chamada para ação”. Tenho certeza que você já conhece, certo? Sabendo do poder que ela traz sobre os anúncios, no Adwords você pode utilizar várias frases, para isso é muito fácil.

Clique em “Extensões de anúncios”, Item 1 (mesmo passo que fizemos para adicionar o sitelink), em seguida selecione “Extensões de frase de destaque” (Item 2)

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7º Passo

Clique em “+ EXTENSÃO”

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8º Passo

Crie uma chamada para ação, alguns exemplos que utilizo:

  • Compre Agora Mesmo
  • 30 dias de garantia
  • Últimas Vagas
  • Inscreva-se Agora Mesmo
  • Veja Agora
  • Confira Já!
  • Certificado Exclusivo

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9º Passo

Feito isso, clique em “Salvar” (Item 1)

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Gostou do artigo? Deixe seu comentário aqui 🙂

No próximo artigo, da série, vamos aprender a criar uma campanha otimizada para YouTube e vou te revelar todas as estratégias que grandes afiliados estão utilizando parar gerar vendas através de vídeos, não perca!

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